quinta-feira, 9 de abril de 2009

Lei quer proibir venda de bebidas alcoolicas aos embriagados (absurdo!)

Caso as discussões a cerca de medidas provisórias não atrapalharem, o projeto polêmico da deputada Rita Camata (PMDB-ES), poderá ser votado ainda este mês pela Câmara dos Deputados, após 14 anos tramitando.
O PL 810/95 trata da proibição da venda de bebidas alcoólicas para quem estiver visivelmente embriagado e também a colocação de advertências nos rótulos das garrafas para alertar os consumidores sobre os efeitos nocivos do álcool à saúde de mulheres grávidas, em especial, dos fetos. Prevê ainda multa e/ou reclusão de 06 meses até dois anos para quem desrespeitar as regras.
Vejam o que a idealizadora pensa: "É uma política que busca a redução dos danos causados por essa droga lícita, socialmente aceita, mas que traz imensos prejuízos", diz Camata*.
Confesso que, em relação aos bêbados, pequei pelo meu radicalismo várias vezes. Como eu não bebo, olhava para os ébrios e queria que esses camaradas, em especial os que não tem um pingo de respeito por si mesmos, sentassem num engradado e enchessem o cú de cachaça.
Entretanto, ainda há em mim uma pontinha compaixão que me faz enxergar este projeto como uma tentativa de proteger a pessoa de si mesma, uma espécie de benefício para o fígado alheio, já que o ‘bebum’, na maioria das vezes, deixa a síndrome da abstinência ser maior que sua força de vontade.
Sei de uma coisa: se entrar em vigor, vai ser difícil fiscalizar, ou mesmo impedir, que as pessoas encham a cara com a conivência do barman ou do tiozinho do botequim da esquina. Contudo, não deixa de ser uma iniciativa válida, mas que, com toda certeza, encontrará uma forte resistência cultural da população que está acostumada ao etanol de cada dia.
Se eu fosse a deputada federal Sandra Rosado (PSB), relatora do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, colocaria a seguinte observação: Aquele que for pego dando uma ‘pinguinha pro Santo’ vai direto para o xilindró.
Pensem comigo: Há tantos botecos nessas terras tupiniquins que, se cada bêbado derramar no chão um dedinho de água ardente, em oferenda ao tal do santo, o pobre coitado já está para lá de Bagdá a séculos!
Seria o alcoolismo um dos motivos para que os santinhos se esqueçam do planeta terra e o deixem em meio ao caos?

Um comentário:

  1. Olá!

    Você é um fã do meu blog?

    Que bom!

    Pude notar pelas várias matérias que eu escrevi e que estão publicadas aqui no seu blog. Entretanto, notei que você excluiu o meu nome e não cita a fonte de onde foi retirada...

    Gostaria que você fizesse contato comigo: sabe como é, são direitos autorais!

    Kiso


    Olá!

    Você é um fã do meu blog?

    Que bom, pois notei várias matérias escritas por mim publicadas por aqui, entretanto, gostaria que você citasse a fonte, afinal, sabe como é: direitos autorais.

    Aguardo o seu retorno!

    Kiso

    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir